quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

2ª ENTREVISTA PARA RESGATE DA HISTÓRIA LOCAL DA COMUNIDADE BOA HORA

No dia 30/09/2011 os alunos de 6º a 9º ano da Escola Municipal Quilombola Iscolate Aguiar mobilizaram-se para realizar a segunda entrevista  com o objetivo de resgatar e conhecer a origem do povoado boa hora  para isso  entrevistamos a senhora Vitalina moradora mais antiga da comunidade.



"Ela nos relatou o seguinte: Que quando o senhor Leocardio Lopes conhecido como Seu puluca comprou as terras ele divide-as em dois povoados chamado boa hora I que antes se chamava bom viver e boa hora II sendo que o limite em os povoado é o riacho  conhecido como mocambo, os antigos moradores  dos dois povoados eram: A família  Martins , o senhor velho Domingos, a família de dona Joana Aguiar, Joaquim Lombo e o senhor Francisco Lopes conhecido também como chico Lopes.
O senhor puluca como era conhecido pelo os moradores da comunidade, era uma pessoamuito querida pelas pessoas que moravam em suas terras. Todo ano pelo natal ele matava um boi e distribuía toda a carne entre os moradores, ele era o único comerciante do lugar, por tanto seu comercio lhe dava muito lucro, em suas terras os moradores plantavam e colhiam porem com uma condição que era de pagar o foro no final da colheita".
Entrevistadores: alunos da E.M.Q.Iscolate Aguiar

Ana Caroline da Cruz Aguiar
Camila Pereira Gomes
Djalma Cardoso da Silva
João Borges Filho
José de Ribamar Sousa Júnior
Maria Antônia dos Santos Silva

Entrevistado(a):
Vitalina Garrido Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário